Como saber quais iscas certas para o local?
Cada local é diferente no que diz respeito ao ecossistema, peixes, temperatura, alimentação das espécies, presença do homem, etc. Para os iniciantes na pesca, separamos 10 tipos de iscas para água doce. São elas: Minhoca, Iscas Artificiais, Lambari, Tuvira, Rã, Tripa de Galinha, Fígado Bovino, Larva de besouro, Minhocuçu e Filé de Peixe.
Quais tipos de peixe é possível encontrar na região?
Os peixes mais comuns são o Curimbatá, Dourado, Matrinxã, Lambari, Traíra, Piranha, Mandi, Pacu. Porém, também pode-se encontrar diversas espécies, como alguns peixes de couro.
O tablado de pesca é cevado?
Nossos tablados ficam sempre cevados. Jogamos cevas diariamente e, também, como os ranchos sempre estão alugados, os hóspedes sempre levam cevas para usar nos dias em que estão pescando. Com isso estamos sempre com bons exemplares de peixes próximos dos ranchos.
O que é e como tirar a licença de pesca amadora?
A licença de pesca amadora é um documento que é emitido pelo Ministério da Agricultura, possui valores que variam de R$ 20,00 até R$ 60,00 e é destinada a pescadores amadores que não possuam fins comerciais ou profissionais em sua prática de pesca. Com este documento, o pescador amador está autorizado legalmente a pescar em qualquer local onde a pesca amadora seja permitida.
Para tirar a licença, vá até o site www.agricultura.gov.br , procure o link "Formulário de cadastro de Pescador Amador", preencha o cadastro e imprima a guia que for gerada, selecionando a modalidade que desejar. Pague a guia e aguarde até trinta dias para poder realizar a impressão da licença definitiva (que possui validade de 1(um) ano após o pagamento da GRU).
Qual um bom local para se pescar?
Locais com troncos e vegetação são ótimos pontos de pesca. No meio de tanta vegetação existe sempre um predador a espreita pronto para atacar sua isca, seja ela natural ou artificial. Na água doce, principalmente em açudes, lagoas e rios, as áreas com vegetação são as preferidas de Traíras, Tucunarés, Jundiás entre outros.
Outra dica que vale a pena obsevar é a presença de aves aquáticas, que é um ótimo sinal. Isso porque grande parte das aves aquáticas se alimenta de pequenos peixes e, se há peixes pequenos, também há peixes grandes caçando por ali.
Outro ponto importante é saber identificar canais e poços mais fundos. Nos rios, o canal pode ser uma boa opção de pesca tanto para peixes maiores quanto espécies menores pois o movimento natural da água movimenta também os sedimentos que servem de alimentos para todos os tipos de peixes, e isso atrairá os predadores.
Quais itens não posso esquecer de levar?
- Chapéu: O chapéu ou boné, além de proteger contra insolação, é também uma proteção contra possíveis acidentes com as iscas.
- Repelente: para se proteger dos pernilongos e borrachudos, o ideal é usar um bom repelente.
- Blusa de manga comprida ou Casaco: Além de protegerem do sol, as primeiras horas do dia e da noite costumam esfriar rapidamente.
- Calçados: Os melhores são os de solado emborrachado. É um item de segurança, evitando desagradáveis pisões sobre iscas artificiais, ou quaisquer materiais cortantes.
- Óculos de sol: Além de ser um item de segurança importante, facilitam a visualização dos peixes e pedras submersas.
- Protetor Solar: Essenciais para proteção, mesmo ficando debaixo das árvores, já que os raios solares refletem na água.
- Colete salva vidas: Indispensável em qualquer pescaria que for utilizar barco, caiaque e afins.
Qual melhor época para pescar?
A pescaria no Velho Chico proporciona grandes emoções ao pescador pela ação e captura dos diversos peixes. Algumas épocas, entretanto, facilitam a pesca devido a fatores como clima, influência da lua, águas mais claras, enfim são diversos motivos. Procure saber qual peixe é mais ativo em cada época do ano, assim sempre terá mais chances de fisgar o que procura. Há peixes de temperaturas altas e baixas, outros de temperaturas amenas. Procure também se informar sobre os calendários lunares, existem alguns próprios para pescadores.
Qual o período de Piracema?
Geralmente, do mês de Novembro a Fevereiro, o Rio São Francisco entra em período de Defeso, quando acontece a Piracema: a reprodução dos peixes. Sempre na época de trovoadas e chuvas, o peixe se prepara para migrar, subir o rio. O que é importante evitar é que antes do período de migração para a desova, esses peixes sejam capturados.
A pesca no período de piracema é permitida?
A pesca esportiva é permitida o ano todo. Mesmo no período de piracema é permitido pescar, porém o recomendado é devolver o peixe para o rio, já que é o período de reprodução. Alugamos nossos ranchos para passeios em famílias e para os que praticam a pesca esportiva o ano todo.
Por que dizem que o silêncio é fundamental na pescaria?
Grande parte dos peixes, principalmente na água doce, pode ser repelido por excesso de barulho, como é o caso dos predadores, como a Traíra e o Tucunaré. Então, se você quer ter sucesso e capturar belos peixes, deve manter um mínimo de silêncio ao redor do seu pesqueiro.
Respeitando o meio ambiente
O seu respeito ao meio ambiente, ao local de pesca e aos anfitriões da pesca, os peixes, será fundamental para a continuidade deste esporte /hobby. Toda vez que for pescar, seja qual for o tipo de local, não deixe sua sujeira ao sair, procure impactar o mínimo possível no ambiente pois isso poderá afetar a vida local e ajudar a matar espécies e prejudicar as sua próximas pescarias e dos outros pescadores.
O respeito aos seus limites também é importante pois os perigos que a natureza traz a um pescador negligente podem ser fatais. Para quem pesca em rios, principalmente embarcado, os riscos de cair na água são enormes, então saiba o que está fazendo, pesque com segurança, use itens de segurança como coletes e boias.